E só chegar e somar....

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Hip Hop em (Cine) Debate: Rap Nacional e suas vertentes.

Na tarde do próximo dia 26 de fevereiro, Sábado (14h), acontece na cidade de São Vicente um Cine Debate, que abordará duas tendências do Rap Nacional, e aprofundará nas questões de: Quais as suas contribuições, e Quais as conseqüências delas, ao Rap Nacional e a sociedade hoje.
Neste sentido trazemos ao publico duas linhas antagônicas no Rap.
Uma é focando no Clipe do grupo Inquérito “Um brinde”. Que tem como mote o combate ao Alcoolismo e traz um debate de problemas crônicos intrínsecos na sociedade, de forma ousada como retrata em seu refrão: “Tá tudo certo não precisa brigar, pra que levar a sério?! A cara é brincar (...) A vida é uma fez vamos brindar, vamos brindar (...)”, que engana pelo duplo sentido e não comemora nada.
 Já a outra vertente é o Clipe da rapaziada de Santos e Guarujá, que diversos Grupos e Rappers em parceria formaram o “Litoral Sujo”, e gravaram o clipe da música: “Desse Jeito”. Causando polemica inicialmente no Youtube, que em menos de 3 meses já tem quase 20mil exibições, os comentários baseiam-se na exibição de mulheres explorando a sensualidade, ostentações de bem materiais e aquisição de poder por meio de Carros importados, Roupas e Acessórios caros, bem ao estilo “Rapper Americano”.
Entretanto há quem faça a defesa, de forma a valorizar a alta qualidade das imagens, e o profissionalismo na captação, edição e pós-edição. E principalmente a iniciativa de fazer um trabalho elevando o nível técnico do Hip Hop, sem demagogia, e hipocrisia.
Em síntese, são os comentários que beiram os 100 a favor e contra o Clipe “Desse Jeito” do Litoral Sujo.
Visando aprofundar o entendimento sobre esse tema, haverá a realização de um debate no qual será apresentado ao publico duas vertentes do Rap Nacional, descritas a cima. Uma oportunidade de fazer a contestação sobre a contribuição e as conseqüências destes trabalhos ao Rap e a sociedade hoje. Tirando do foco, o debate de qual vertente é a melhor, que neste momento não contribui em nada.
Uma iniciativa do Grupo Inquérito, que com a SEMANA NACIONAL CONTRA O ALCOOLISMO, o grupo exibe o clipe, em vários pontos do país e fora deste e inicia uma campanha de conscientização, através da arte e do entretenimento, para os abusos do Carnaval.
Atento a esse problema, o grupo Inquérito conseguiu de forma inovadora traçar o esboço da cadeia de destruição que existe em torno do álcool.
Tanto que o clipe foi escolhido para estrelar uma campanha em Londres, na Inglaterra, e em outros países da Europa
. O clipe também será exibido em Cuba, Guiné Bissau e Estados Unidos
 
Para compor a mesa de debate foram convidados: Cuco*, Ice Dee* e kanrad Dantas* (Litoral Sujo), Toni C* (Nação Hip Hop Brasil); Joice (Tarja Preta e FNMH2) *.  

Convidados: Mirela (Nação Hip Hop Brasil e FNMH2), Tadeu ( Dimensão Negra e DJT Eventos LTDA), Criminal D ( Rapper e DJT Eventos LTDA), Zé Luiz ( Uzeluiz Produções SP), (Pelé (RO3P), NP ( Nego Panda), Fernandez ( Casa do Poeta de PG), Jony Boy (Praiamar FM e ONG Arco-Iris, Mina Sú ( Conselho da Juventude e Rapper), Danny ( Conselho H2), Carlinhos B.O ( coord. CUFA Guaruja), Blood ZNO, Café ( ONG Meninos da Areia), Eliane Almeida (Consulado Angolano e Jornalista), Darcy (Lojas BCO), Tchaka (Radio Cidade FM SV), coletivo Hip Hop Caiçara, FNMH2 baixada santista, entre outros.   

 A atividade tem inicio às 14h no dia 26 de Fevereiro, Sábado no Cine 3D, na Praça: 22 de Janeiro (Parque Ipupiara), São Vicente/SP.

Realização: Néia Oliveira Produções e Eventos.
Apoio : Secretaria de Cultura de São Vicente/SP; Site DeRua (www.derua.com.br); Coletivo Hip Hop Caiçara; Nação Hip Hop Brasil, FNMHH2 (frente nacional mulheres no hip hop), ONG Arco-Iris, ONG Meninos da Areia. 

AGUARDO TODOS LÁ !!!

(Texto acima de Néia Oliveira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário